A IMORTALIDADE É A LUZ DE TODA REVELAÇÃO

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS COMENDAS DO INSTITUTO IJRCEC

As Comendas do Instituto IJRCEC. É destinada a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais,  aquele que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais ou educacionais, for julgado merecedor dessa honraria.

CONJUNTO HISTÓRICO DE COMENDAS DO INSTITUTO IJRCEC: ***

1º. - Comenda Grão Colar do Mérito Cultural e Educacional.*
2º. - Comenda Grã Cruz do Mérito Cultural e Educacional.**
3º. - Comenda Cruz do Mérito Educacional e Cultural.***

Comenda Grão Colar do Mérito Cultural e Educacional*
Comenda Grã Cruz do Mérito Cultural e Educacional.**

Comenda Cruz do Mérito Educacional e Cultural.***

***
O que é Comenda e o que faz um Comendador?
Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde Escritores, Poetas, Acadêmicos, Artistas, Artistas Plásticos, Escultores, Músicos, Maestros, Jornalistas, Políticos, Militares, Empresários, Esportistas, Assistentes Sociais, Funcionários Públicos, Defensores dos Direitos Humanos e etc.
Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a Comenda era um benefício dado a Membros do Clero ou a Militares e a Pessoas Ilustre da Sociedade que demonstravam valentia em batalhas. “Geralmente, a Comenda era algo Valioso, como o Título de propriedade de uma Terra. Com o passar dos Séculos, seu valor tornou-se Simbólico, representado por Diplomas ou Medalhas”, afirma Waldemar Baroni, Heraldista (especialista em Títulos e Emblemas da Nobreza) do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito de São Paulo (CEHM).
Se antes o Comendador tinha a obrigação de Defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele não tem função definida dentro deste aspecto. No máximo, a distinção confere alguns prestígios em vários Círculos Sociais. Mesmo assim, o Título sobrevive nas Solenidades realizadas nos Eventos Cívicos de Governos e Instituições Privadas, ( Organizações, Sindicatos, Confederações, Federações, Conselhos, Ordens, Academias, Convenções, Faculdades que seguem uma Hierarquia de acordo com a importância do Homenageado. 
“O menor grau é o de Cavaleiro, seguido de Oficial, Comendador, Grande Oficial, Grã-Cruz e, quando existe, Grão-Colar”, afirma outro Heraldista, Adilson Cezar, também do CEHM. 
Texto: Dr. Iguaci Luiz de Gouveia Júnior - Presidente da OMDDH 


Nenhum comentário:

Postar um comentário