O Resgate da Nossa História por meio de Fotos e Documentos
Começo da Nossa História
A História da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Mantena iniciou se em 1943. Onde a Sr.ª Gláucia Lira organizou a primeira “Sociedade das Dorcas” e a “Enfermaria Adventista Dorcas”, e com o o apoio da Prefeitura Local e do Empresário o Sr. José Secundino da Fonseca (que chegou em Mantena em 1937 e toda sua família já eram Adventistas). Os trabalhos iniciados possibilitaram a inauguração da Igreja Adventista de Mantena no dia 22 de outubro de 1949 (oficialmente). Até então, os membros se reuniam em um prédio comercial Do Sr. José Secundino da Fonseca localizado na Antiga Praça Benedito Quintino, onde se encontra a Farmácia Indiana (Atual Praça da Biblía).
Entrevista com a irmã, à Sr.ª Marta Alves da Fonseca
Depois para o terreno localizado na mesma praça. Hoje, atual Praça da Bíblia nº 111 até os dias atuais. Por meio de doação no dia dezenove do mês de junho de mil novecentos e setenta e dois, pelo então Prefeito Sr. Adrião Baia:
“Prefeitura Municipal de Mantena, Estado de Minas Gerais. – Lei nº 52/72. – Autoriza doação de terreno localizado nessa cidade, e dá outras providencias. O povo de Mantena por meio dos seus representantes legais, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte lei: Art. 1º - É o poder Executivo autoriza a fazer doação a Associação da União Este Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia, uma área de terreno medindo 497, 70 m². (Quatrocentos e noventa e sete vírgula setenta metros quadrados). À praça Benedito Quintino 111. Onde se encontra localizado o templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia atualmente.
"Sociedade das Dorcas" em 1943. Em parceria com a Prefeitura de Mantena, atuou na Primeira Enfermaria da Cidade, Médicos e Enfermeiros da Igreja Adventista .
Em frente a Praça Benedito Quintino, atual Praça da Bíblia - 1948.
Publicação 1950 – Revista Adventista citando a Dedicação do Templo à Deus no dia 22 de outubro do ano anterior (abaixo):
REVISTA ADVENTISTA:
Depoimentos; MissionárioSr.º Antônio Geraldo lira e Sr.ªGláucia Lira
PIONEIRO E FUNDADOR DA PRIMEIRA IGREJA ADVENTISTA DE MANTENA: Sr. José Secundino da Fonseca
Sr. José Secundino da Fonseca, Natural de Conselheiro Pena. Foi Empresário, Vereador, Madeireiro e Missionário. Terceiro morador de nossa cidade, chegando em nossa região por volta de 1937. Foi nomeado como Vereador em Mantena (1948 -1951). E aqui residiu, e começou sua obra missionária, juntamente com sua família em 1943 com a “Sociedade das Dorcas”. Instalou a primeira Igreja Adventista Do Sétimo dia de Mantena. Onde se localiza a atual “Farmácia Indiana” Localizada na Praça da Bíblia (Antiga Praça Benedito Quintino). Faleceu em 1972 em Vitória –ES.
“Serraria” (Praça do Fórum) e Casa Fonseca (Banco Itaú). Em Frente o Caminhão da esquerda para direita, Sr. José Secundino e o Sr. Jacinto Gomes (Primeiro Caminhoneiro de Mantena).
Esquerda para direita: José Secundino, Jacinto Gomes e Pr. John Henry Boehm (Russo) (de gravata -Fundador do IAE - Istituto Adventista de Ensino)
Em sua Serraria onde foram beneficiadas a madeiras para os primeiros bancos da Igreja Adventista de Mantena, a serem feitos pelo Marceneiro, o Sr. Orlando Alves Ribeiro (Membro da Igreja).
Sr.José Secundino da Fonseca Ex- Vereador da Câmara Municipal de Mantena
Netas do Sr. José Secundino: Missionárias e Compositoras contribuindo para a Música Adventista e na Formação do Novo Hinário Adventista
Jane Secundino Leitke e
Márcia Secundino Andrade da Silva
06 Hinos no Hinário Adventista do Sétimo dia (Atual):
Fruto da Influência de um avô dedicado “A Obra do Senhor”
Seu trabalho continua dando frutos através dos seus descendentes!
PIONEIRO: Sr. Waldemiro Pereira Baia - Primeiro Missionário da IASD de Mantena
Sr. Waldemiro Pereira Baia, nasceu em 11 de novembro de 1918 em Ipanema. Chegou em Mantena em 1937, foi funcionário do Sr. José Secundino da Fonseca (Casa Fonseca). E foi o primeiro Missionário em nossa região com um Jeep saia aos sábados à tarde evangelizando nos distritos e patrimônios rurais. Exerceu o cargo de Ancião, Diácono até o seu falecimento no dia 22 de setembro de 2002. (Publicado na Revista Adventista o seu falecimento).
FOTOS HISTÓRICAS:
(Aulas e formaturas Prof. Waldemar Will e Prof.ª Ivarte Ruela )
“A verdadeira educação é o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais.” E.G.White.
Segundo à “Revista Adventista” à Escola Adventista de Mantena teve seu início em 1952 até 1968 (Sua primeira fase). E depois vontando em 1970 (indeterminado ano do seu fechamento) e sua volta apartir do dia 22/11/1993 (segundo à Receita Federal até o seu encerramento em 10/05/1999).
Sociedade das Dorcas
Grupo Âncora e Formatura da Escola Adventista e Igreja de Vila Nova:
Frente da Igreja Adventista Central de Mantena - Década de 80
Quarteto Os Arautos do Rei e A Voz da Profecia no Cine Teatro Império de Mantena
“ Grupo Mensagem” Foto 1998:
“Doação do Terreno pelo Ex- Prefeito de Mantena, Dr. Adrião Baia
O Professor e Ancião Manoel Ferreira , foi o Pioneiro no Departamento de Comunicação da Igreja Adventista de Mantena :
John Henry Boehm nasceu em 1 de fevereiro de 1884, na cidade de Kutter, estado de Saratov, perto do rio Volga, Rússia. Foi um dos responsáveis pelo estabelecimento do Seminário Adventista Brasileiro, a primeira Instituição de Ensino Superior Adventista do Brasil.
Além disso, onde quer que estivesse, promovia a educação - seu grande ideal. Seu alvo era abrir uma escola em cada igreja. Ele pode ser reconhecido como um dos pioneiros da educação adventista no Brasil. faleceu no dia 25 de janeiro de 1975, aos 91 anos, após três anos de internação no Hospital Adventista de Loma Linda. Era cofundador do Colégio Adventista Brasileiro (CAB), atual UNASP-SP.
Boehm, John H. “Conferências em Mantena, Espírito Santo.” Revista Adventista, ano 44, no. 1, janeiro, 1950, 12-13.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIVRO: IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA DE MANTENA
O Resgate da Nossa História por meio de Fotos e Documentos
1.Glaucia Lira, “Enfermaria Adventista ‘Dorcas’”, Revista Adventista, setembro de 1945, 12.
wellington Vedovello Barbosa, “O EVANGELHO QUE SOCORRE: BREVE HISTÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ADVENTISTA NO BRASIL” UNASP – 2005. Ano 2 - Número 1 - 1º. Semestre 2006.
Glaucia Lira, “O que fizeram as Dorcas de Itabuna no fim de 1941”, Revista Adventista, fevereiro de 1942, 8
John H. Boehm, “Conferências em Mantena, Espírito Santo,” Revista Adventista, ano 44, no. 1, janeiro, 1950, 13; “Rio-Minas Gerais Mission,”